domingo, 11 de novembro de 2012

GOSTAVA MAIS...

Gostava mais,
quando tu,eras feito de mata,
de rio,de chuva,temporal,de clareiras.
Eras o próprio relâmpago,
trovão, rugindo entre as estrelas do Pantanal.
Gostava mais,
quando teu canto era de força,de guerra,
de plantio,de colheita, de crença
e,te igualava aos bichos da floresta.
Gostava mais,
quando tua fogueira te guardava,
te aquecia,te alimentava,te iluminava
e,a fumaça ia de encontro aos teus espíritos.
Gostava mais,
quando teu cocar de penas te dava autoridade
e,aos meus olhos,um arco íris,
o mais belo desenhado na terra.
Gostava mais,
quando teu corpo nu
era pintado de coragem, da onça,
do bugio,do lobo guará,da anta,
do jacaré,da ariranha,da sucuri...
Quando teus pés descalços
abriam caminhos sem destruir
a natureza.
Gostava mais,
quando eras Atikum,Terena,
Bororo,Cinta Larga,Guarani,Guató,
Kadiweu,Kinikinawa,Ofaié,Kaiowa,
Xavante,Xiquitano,Guarani Kaiowa.
Gostava mais,
quando não sabias do Pai Nosso,
quando não sabias de mim,
de minhas crenças,minhas doenças,
de meu quintal cercado de ambição.
Não serás mais curumim,
cavaleiro,canoero,guerreiro.
Por que não te deixaram assim?
Fizeram de ti forasteiro em tuas matas,
sem arco,sem flecha,sem zarabatana,
sem oca,sem taba,sem tribo,sem etnia.
Sem chão.
Cobriram teu corpo de trapos sintéticos,
deram um nó em tua língua
e,agora cavam buracos para porem lá,
a tua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário